Geral
Sony Music e Som Livre celebram 60 anos da Jovem Guarda com sucessos de Roberto e Erasmo

Playlist: https://open.spotify.com/playlist/33wybzbYrAsMtU1LLoybLC?si=TuRtzQk4Sr6V_4VsC65qRQ
No dia 22 de agosto de 1965, estreava na TV Record o programa “Jovem Guarda”, comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. O espaço não apenas lançou um movimento musical, como também marcou uma geração inteira de jovens brasileiros que, pela primeira vez, viam sua voz, estilo e comportamento refletidos na televisão e na música.
O nome escolhido, “Jovem Guarda”, simbolizava este momento da juventude que superlotava o teatro e, em menos de três meses, somava 3 milhões de espectadores somente em São Paulo. Roberto e Erasmo usavam terninhos sem gola, sob influência do estilo dos Beatles, além de cabelos “desafiadoramente compridos” para a época.
As fãs gritavam: “Ei, ei, ei, Roberto é nosso Rei” ou “Asa, Asa, Asa, Roberto é uma Brasa”.
O programa permaneceu no ar até 1968 e se transformou em um fenômeno cultural, popularizando o iê-iê-iê, versão brasileira do rock com letras românticas, descontraídas e cheias de frescor juvenil. As gravações contavam com plateias entusiasmadas que cantavam em coro sucessos que se tornariam eternos na música brasileira.
Para celebrar os 60 anos da Jovem Guarda, a Sony Music e Som Livre lançam uma campanha especial resgatando clássicos imortalizados na voz de seus principais intérpretes, com destaque para ativações com influenciadores em redes sociais e campanha de mídia para playlists dedicadas ao movimento. A playlist “Roberto Carlos – Jovem Guarda”, por exemplo, criada no perfil do artista em plataformas de música, como Spotify e Deezer, conta com canções de Roberto previamente remasterizadas. Entre os destaques estão: “É Proibido Fumar”, “Parei na Contramão”, “Calhambeque”, “Eu Sou Terrível” e “Namoradinha de Um Amigo Meu”. As gravadoras destacam ainda em seu repertório, os sucessos “Festa de Arromba” e “Gatinha Manhosa”, de Erasmo Carlos; e também “Pare o Casamento” e “Prova de Fogo”, de Wanderléa.
E as homenagens não param por aí: no dia 05 de setembro, a Sony Music lança uma série de álbuns remasterizados e remixes de Erasmo Carlos, sob a curadoria de Marcelo Froes e com engenharia de som de João Antonio Franz, trazendo ainda mais brilho e atualidade para a obra do Tremendão. “A Jovem Guarda, mais que um movimento, foi um momento da música brasileira em que o jovem começou a ficar fissurado em comprar discos e consumir seu ídolo através de filmes, programas de auditório, revistas etc. Felizmente localizei as sessões dos discos lançados nos anos 60 e deu certo lançarmos agora”, diz Froes.
Os títulos que chegam às plataformas são “A Pescaria”, “Você Me Acende”, “Erasmo Carlos 1967”, “O Tremendão”, “Erasmo 1968” e “Erasmo Carlos e os Tremendões”.
Nota cedida por: Perfexx Assessoria
Foto: Divulgação
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site ZoomDaFama sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o ZoomDaFama no Instagram.

-
Geral2 dias atrás
Fábio Porchat lança “Judite 2.0”, assistente de voz que promete revolucionar atendimentos
-
Geral2 dias atrás
Yan celebra sucesso da 5ª edição do “Seremos Felizes” com 10 mil pessoas no Rio
-
Geral2 dias atrás
Eduardo Costa celebra carreira e anuncia gravação do DVD “Minha História” em Divinópolis
-
Geral2 dias atrás
Casamento milionário de Renato Albani e Juliana Fructuozo tem toque especial da noiva
-
Geral2 dias atrás
“Manifesto Musical” de Henrique & Juliano chega ao Maracanã
-
Geral2 dias atrás
Banda Jota Quest presta homenagem ao soul man Tim Maia no palco do The Town
-
Geral2 dias atrás
Diego & Victor Hugo e Henrique & Juliano lideram paradas com álbuns mais ouvidos do país
-
Geral2 dias atrás
Maicon Clenk estreia “O Grande Show de Mágica” em SP com 20 ilusões e efeitos